12 novembro, 2007

O SUBPENSAMENTO VIVO DE MARCONI LEAL (5)


Concordamos inteiramente com a tendência da crítica especializada a achar que o humor, em literatura, é algo menor. Eu, Plauto, Shakespeare e Cervantes.

*

A maior prova de que Orfeu não existe sou eu cantando.

*

O Brasil já teve o ciclo da cana, do café, do ouro e da borracha. O único que permanece é o ciclo vicioso.

*

Apesar de pródiga em inventar tragédias e crueldades, nem mesmo a mitologia greco-romana chegou a projetar o cúmulo da tortura e o abismo do tédio que são passar uma hora numa fila de banco apinhada de gente, no verão, sem ar-condicionado, escutando Jorge Vercilo.

*

Para ser arrogante, o sujeito ao menos precisa ser inteligente. Não existe nada esteticamente mais deplorável do que um burro esnobe. À exceção, talvez, de um burro sem dentes.

*

Faça uma boa ação. Ensine um crítico literário a ler.

*

Para agradar a amigos que reclamam da minha neofobia literária, resolvi comprar os últimos romances publicados. E confesso que gostei. Aliás, não foi surpresa. Sempre fui fã da literatura do século XIX.

*

Quantos quilos de Will Self, Brad Buchanan, Don DeLillo, Pat Barker, Tim O’Brian, Kazuo Ishiguro, Philip Roth e congêneres valem um hexâmetro de Ovídio?

*

Sou a favor do aborto, mas com restrições. Para mim, o procedimento só deveria ser permitido nos casos de fetos maiores de vinte anos que escutam heavy metal.

5 comentários:

Franciel disse...

Marconi,
sobre o rock, gosto de adaptar uma frase de Churchill em relação ao socialismo: "Quem não gostou até os 20, não tinha coração. Os que continuam apreciando depois desta faixa etária, não têm cérebro".

Anita disse...

oi Marconi,

como você vai?

Anita

adelaide amorim disse...

Verdades transcendentais. Só não concordo com uma coisa: um cara arrogante não pode ser inteligente. Pode ser erudito, rico, bem-vestido, senador, mas inteligente não é.

Josias de Paula Jr. disse...

Quanto aos romances, por que não tentas Zélia Gattai?
hehehehe

Sergio Grigoletto disse...

Olá Marconi!

Grande blogosfera, pois só agora tenho a graça de encontrar tão belos blogares.
E que indiquei para meus leitores.