31 julho, 2007

NA PRÉ-HISTÓRIA



— Bom, Ari, eu tô aqui com o Robcleiton, ponta-de-lança da equipe dos Sapiens. E aí Robcleiton, o que é que você espera do embate de logo mais?
— Bem, a equipe tá bem armada e o professor passou as instrução e se o espírito do raio e das árvore quiser, a gente vamos conseguir um bom resultado.
— Vocês tão preparados para se defender dos avanços do time adversário?
— Com certeza. A gente sabemos que temos de respeitar o time dos Neandertais e que ele é um time de tradição e eles têm uma grande força muscular e o cérebro bastante desenvolvido, mas a gente contamos com o trabalho de equipe. E principalmente a comunicação, eu acho, vai fazer a diferença. E se a gente souber se comunicar bem, a gente podemos surpreender o adversário. E isso o professor treinou bem com a gente.
— Você acha que a partida vai ser dura?
— Com certeza. É uma decisão muito importante e quem perder cai fora da disputa e o adversário vem com tudo pra tentar derrotar nós, né? Mas, como eu disse, a equipe tá coesa e imbuída. E se o espírito do trovão nos ajudar, a vitória vai ser nossa.
— Muito obrigado, Robcleiton. Vai daí, Juarez!
— Ok, Aílton, nós estamos aqui com o craque do time dos Neandertais, Wanderclei, que parece estar bastante motivado para a disputa. E aí, Wander, vocês ganham esse jogo ou não?
— Uh-hu! Hu-ha-ha!
— É isso aí, meus amigos. Ele é só euforia. Qual a tática que vocês vão usar nesse certame, Wander? Será que você pode adiantar para os nosso ouvintes? Wander? Wan... Bem, ele agora come um pouco de grama, faz suas necessidades fisiológicas ali no canto... Vamos respeitar o momento. Isso. E então, Wander? Vocês contam com a superioridade física e parecem ter maior capacidade de raciocínio. Os Sapiens representam uma ameaça?
— Ahu-hu-ha-ha! Hu-ah-hu!
— Entendo. Mas você poderia deixar mais clara pro nosso ouvinte essa distinção entre a especulação ontológica e a constatação de caráter heurístico?
— Uh-uh-haaaaaaaaa! Uhhhha!
— Calma, rapaz! Ele ficou um pouco nervoso. Ha, ha! É a tensão normal de uma decisão. Wander, eu sei, eu sei que isso envolve uma discussão epistemológica e até axiológica, em certo sentido, mas eticamente falando, você não acha que...
— Uhhhahaaaahhaa!!! Uhhhhaaaahhhaaaahaah!!!
— Não! Larga! Ai! Deixa o meu microf...
— Bem, ouvimos aí o Juarez entrevistando o Wanderclei, o Aílton entrevistando o Robcleiton. Está tudo preparado para o início da partida. Qual a sua expectativa para a peleja, Fernando?
— Boa tarde, Ari, boa tarde amigos. Olha, eu acho que a disputa será acirrada. Perdê-la significa dar adeus ao campeonato para sempre. Então, é a tal coisa: a sorte está lançada, como dirá César.
— Por tudo o que apresentaram, você acha que esses dois são realmente os dois melhores times do campeonato?
— Sem dúvida. Dessa disputa sairá a base pra seleção. É natural.
— Muito bem, senhoras e senhores, tem início a partida aguardada há milênios. Os Sapiens partem para o ataque com tudo. Vai Robcleiton pela ponta... É derrubado por Wanderclei! Falta! O Wanderclei usou um braço que arrancou de alguém pra derrubar o jogador adversário. Não pode! Foi isso ou não foi, Juarez? O que é que só você viu, Juarez? Juarez? Ué, onde será que o Juarez se meteu?


(Esta crônica vai dedicada ao meu amigo Artur, cujo único defeito é torcer pelo Santa Cruz. Isso e uma certa tendência a... Ah, deixa pra lá.)

6 comentários:

João Bosco Filho disse...

Boa, muito boa, Marconi. E como diria o outro, a nível de futebol, enquanto esporte, no bojo da atual conjuntura, o ex-port levou de 5... só nao foi 6 porque o zagueiro do inter errou o lado do gol...

Artur disse...

Hehe... valeu Marconi pela dedicatória! Agora, "tendência" não! Quem tem "tendência" é torcedor da Barbie... Aqui, na terrinha, os homo coloradus deram uma surra nos representantes do Demo -- claro, jogaram dopados, já que utilizaram uma droga chamada chimarrão. Quanto a nós, pitecos do Santinha, estamos involuindo para a terceirona!

Sandrinha disse...

kakakakakaka
muito bom!

BABI disse...

Muito Engraçada!
Valeu.

Jens disse...

Sei não, sei não... Acho que este jogo terminou empatado.

Mário Marinato disse...

Quando será a próxima partida? Será que vai ser contra o pessoal daquela academia da propaganda da Oi?